Como guardar vinhos em casa?

 

Quantas vezes já comprou um vinho para o abrir um dia mais tarde? O segredo para este se manter nas melhores condições é a forma como fica guardado em sua casa, se tiver especial atenção à iluminação, temperatura, posição da garrafa e humidade.

 

Iluminação

Os vinhos são sensíveis à luz, e uma exposição prolongada à luz natural ou artificial altera o seu sabor e aroma. Um armário sem cheiros fortes, uma despensa ou mesmo dentro de uma caixa são locais ideais para o seu vinho se manter nas melhores condições.

 

Temperatura

O segredo da temperatura é mantê-la constante, se possível nos 12ºC. Evite que o vinho seja armazenado num local com uma temperatura superior a 24ºC, pois o vinho oxida.

 

Posição da garrafa

Manter a garrafa numa posição horizontal é a forma mais adequada de guardar um vinho, pois garante o contacto da rolha com o vinho. Ao manter-se húmida e intacta, a rolha diminui a quantidade de oxigénio que entra dentro da garrafa.

 

Humidade

A humidade seca as rolhas muito rapidamente, favorecendo a entrada de oxigénio na garrafa e degradando por completo o vinho. A condição ideal para armazenamento é num local com humidade entre os 65% e os 75%.

3-06-2014